Vicentinho: um exemplo a ser seguido na política…

0
9

Na noite de ontem, em enquete no Facebook, pedi aos internautas que formulassem uma lista dos políticos admirados, sejam vivos ou mortos. Tanto na minha listagem como de outros amigos surgiu o nome de Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho, atual deputado pelo PT.

Sujeito sério, trabalhador, é um parlamentar que faz de tudo para honrar o voto de seus eleitores. Sua trajetória de vida também é admirável. Nunca desistiu de evoluir. Mesmo após presidir a CUT, entrou em uma faculdade, formou-se em direito e é uma pessoa talhada para mediar conflitos.

No ano passado, no auge das manifestações de rua, fiz uma entrevista com o parlamentar e lhe requisitei uma análise das mobilizações criadas a partir da internet. Esperava que ele condenasse as manifestações. Quebrei a cara. Não só apoiou os protestos como disse que a esquerda brasileira e o movimento sindical cometia um erro tácito ao não incluir as suas bandeiras de luta nas manifestações.

Quando ele foi designado como líder do PT na Câmara dos Deputados eu não estranhei. Era o curso normal de um parlamentar que luta contra a terceirização, posiciona-se contrário a qualquer tipo de discriminação racial e faz uma política limpa.

Quando eu pensava que presenciei tudo por parte de Vicentinho, eis que uma reportagem do jornal “O Estado de São Paulo” traz nesta quarta-feira uma reportagem sobre reclamações da própria bancada do PT sobre o tratamento político dado pela ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti e pela própria presidenta Dilma Roussef.

Quem esperava um discurso raivoso de Vicentinho, decepcionou. Mais do que reclamações, o parlamentar preferiu opinar sobre o melhor caminho a ser seguido. “O que falta é oportunidade para discutir política. Agora iniciamos um diálogo sobre a relação”, disse Vicentinho, sem medo de expor sua tragédia, que passa longe de utilizar a imprensa como canhão. “Insatisfações existem, fazemos nossas criticas, mas temos que conversar sobre isso internamente. Não é papel de qualquer deputado do nosso partido reclamar diante da imprensa”, disse Vicentinho.

O PT deveria contar com outros Vicentinho´s. O país e o partido agradeceriam.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here