Uma planilha arrebentou com 200 políticos. Para sempre.

0
23

Vazou uma lista com 200 nomes de políticos que receberam doações da Odebrecht. Obra da operação Lava Jato.

Gente de todos os partidos. PT, PSDB, PMDB…Escolha e se delicie…

Como justificativa, muitos dizem que não se pode acusar ninguém antecipadamente porque não se sabe se o dinheiro entrou como caixa 1 ou 2.

Sinto informar, mas na minha concepção isso não faz diferença nenhuma. Zero. Todos os citados já estão comprometidos. Inclusive alguns que posam de vestais da moralidade em toda essa crise política.

A explicação não é difícil. Quando são eleitos, os políticos sabem que devem zelar pelo erário público e executar duas tarefas: o poder executivo de colocar em prática suas ações de governo. O legislativo de fiscalizar. Ok, tudo bem…

Quem conhece a legislação atual sabe que a viabilização de muitas obras de grande porte no Brasil e com participação das empreiteiras dependem tanto no legislativo como do executivo. E que as empreiteiras dependem e muito das obras em nível estadual, municipal e federal para sobreviverem.

Para isso, as empresas passam por uma licitação ou tem que ser submetidas a votação de leis que estabelecem seus limites de conduta.

Bem, mesmo que a doação para a campanha eleitoral seja legal, a empreiteira cometeu a imoralidade de dar dinheiro tanto para o camarada que vai conduzir o processo de licitação (prefeito, governador, presidente) como para aqueles que serão responsáveis em definir regras e ritos (vereadores, deputados estaduais, federais e senadores.

Pois é. Como você pode assegurar que o político eleito com dinheiro da empreiteira X vai atuar de maneira isenta quando for executar a concorrência para uma obra em que a empreiteira que lhe deu dinnheiro, mesmo de maneira legal, participa do processo?

Como posso apostar na lisura do político que aceitou dinheiro de uma empreiteira que depende e muito dos recursos do poder público? Detalhe: recursos esses que ficarão sob sua responsabilidade durante o período de mandato…

Desculpe afirmar, mas quem está planilha, mesmo que seja de dinheiro 100% registrado legalmente compromete em definitivo o discurso ético e moral.

E traz uma conclusão: peça punição e cadeia para todos, mas quem é minimamente inteligente deveria pensar que o problema é o sistema que dá vazão a este de procedimento.

Reforma política já!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here