São Paulo mostra o que deseja das escolinhas de futebol: quase nada!

1
17

O Jornal “Folha de São Paulo” traz na edição de hoje uma denúncia de que o arbitro Guilherme Cereta de Lima atua como professor em uma escolinha de futebol vinculada ao São Paulo. A reportagem traz a informação de que o nome do árbitro está na listagem de professores no site oficial da escolinha e entrevistou alunos que tiveram aula com o árbitro.

Já estava com meu argumento sobre a necessidade de profissionalização dos árbitros quando algo chamou minha atenção: o vice-presidente de futebol do São Paulo, João Paulo de Jesus Lopes, disse que desconhecia o fato especialmente porque o projeto das escolinhas não está ligado ao departamento de futebol e sim ao marketing do clube. Detalhe: em 90% dos casos as escolinhas prometem um caminho mais rápido para encaminhar garotos de potencial às categorias de base.

Nesta simples declaração, João Paulo de Jesus Lopes escancarou que infelizmente o futebol brasileiro não tem uma política clara de garimpagem de talentos. Poderia utilizar as escolinhas até para corrigir defeitos de alguns potenciais atletas, mas utilizam apenas para propagar sua marca e quem sabe angariar novos torcedores.

Ao confessar que as escolinhas de futebol não estão sob sua responsabilidade, o dirigente são paulino mostra de modo cabal que o Centro de Treinamento de Cotia é quase que apenas um hotel de luxo para garotos e adolescentes e que a preferência é pegá-los prontos, bem formados e sem qualquer necessidade de lapidação. E depois reclamam que não existem revelações no futebol brasileiro. Por que será?

1 COMMENT

  1. Isto vem confirmar em relação ao levianismo que cometeram por diversas vezes com a A. A. Ponte Preta e já denúncias feitas. Mas este é o espírito de um time que se intitula “grande” e que na verdade não passa de um clube aliciador de novos talentos. Vide o último exemplo o goleiro Lucão da Ponte Preta; sendo trabalhado desdes seus 11 anos e agora que chegou a hora de mostrar suas qualidades ao clube. Sumiu do clube e apareceu onde? NO CT de Cotia. Depois querem um progresso do futebol dos clubes medianos e pequenos?

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here