Qual o papel de José Dirceu na política nacional?

0
18

O jornalismo traz uma vantagem que nenhuma outra profissão traz: ficar próxima de personalidades que fazem nossa história e a partir daí tentar entender o seu papel e porque alcançaram relevância. Na manhã da última sexta-feira estive presente no Hotel Nacional Inn para acompanhar uma palestra do ex-deputado e ex-ministro José Dirceu para integrantes da diretoria do Sindicato dos Eletricitários de Campinas e do Sinergia CUT.

Acompanhei com atenção e queria responder algumas indagações. A principal seria entender como um politica as voltas com problemas no Supremo Tribunal Federal ainda consegue atrair os holofotes e suas opiniões possuem relevância dentro de um dos três maiores partidos políticos do pais?

Foram necessários apenas 90 minutos para compreender sua força política. José Dirceu exibiu uma capacidade refinada de analisar e compreender os problemas do país. Falou de inflação, politica industrial, setor energético e conjuntura política com sagacidade e autoridade. Exibia o diagnóstico e ainda mostrava suas opiniões. Você podia até discordar da visão, mas não havia como negar que existia conteúdo e foco. Atributos esses raros nos políticos atuais. Automaticamente, diante da mediocridade reinante, apesar dos seus problemas com a Justiça, sua opinião ganha relevância. Exemplo prático: durante a palestra, deixou clara sua preocupação com os passos dados por José Serra e Geraldo Alckmin, potenciais candidatos em 2014 na sua visão. Para ele, Aécio Neves é carta fora do baralho. Se afirma algo tão forte é porque tem embasamento. Melhor prestar atenção.

Na pequena entrevista coletiva que participei, José Dirceu mostrou também a mesma capacidade de raciocínio para compreender os problemas do Brasil.

José Dirceu cometeu erros e paga por eles. Espera o julgamento do Supremo Tribunal Federal em relação ao mensalão. É hostilizado por grande parte da mídia. Mas não há como ignorar a sua capacidade de intervenção na política brasileira nos últimos 20 anos. Basta ouvi-lo para entender.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here