Pesquisa CNT/MDA comprova: a sociedade espera um novo líder político. E não é Aécio…

0
13

Pesquisas devem ser analisadas com cuidado. Se constituem em um importante termômetro das opiniões da sociedade. Pegue a última pesquisa da CNT/MDA e quem mostra o governo Dilma Roussef com 70,9% de desaprovação. Ou para ser mais exato 52% dos entrevistados consideram o governo péssimo. Com justiça.

Agora uma pergunta chamou minha atenção. Um dos questionamentos feitos ao eleitor é de como estaria o país caso Aécio Neves fosse o presidente. Do total de entrevistados, 44,8% consideram que o governo seria melhor enquanto que 36,5% seria igual e 10,9% seria um governo pior.

É um contingente respeitável daqueles que consideram o governo Aécio bem melhor? Sim. Só que no fundo, no fundo, o percentual é quase igual ao eleitorado que votou no ex-governador mineiro no segundo turno e que equivale a 48,36% dos votos válidos.

Considero que os 36,5% dos que consideram um governo Aécio igual ao atual governo Dilma são eleitores desiludidos pela postura da Presidenta da República, que defendeu um programa de governo no segundo turno e ao tomar o poder apostou em outro caminho, que produziu recessão, desemprego e redução da renda, ingredientes que não estavam no roteiro previsto.

Aécio poderá aumentar seu cacife? Sim, especialmente porque Dilma Roussef teima em não entender e escutar os recados emitidos pela sociedade e aposta em uma estratégia suicida tanto no campo econômico como no político. Por enquanto, os frutos averiguados foram a necessidade de revisão do superávit primário e a presença de Eduardo Cunha.

Os desiludidos detectados pela pesquisa não são necessariamente conservadores. São pessoas a espera de um novo quadro político capaz de implantar um programa político voltado para algumas causas progressistas. E se bobear, mesmo que debaixo dos panos, apoiado pelo PT. Não podemos que no Rio de Janeiro o ex-governador Sérgio Cabral era mal avaliado e mesmo assim fez seu sucessor. O jogo começou. Pena que Dilma não se tocou.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here