Nova “Escolinha” comprova: humor de qualidade não tem idade

0
39

Tenho 42 anos e por vezes confesso minha dificuldade em entender os conceitos das novas gerações, especialmente quando os assuntos giram em torno dos  programas de humor. Cresci com Monthy Piton, Jô Soares, Chico Anysio, Agildo Ribeiro.

Duro compreender como alguém pode achar graça em piadas de autoria de Danilo Gentilli, Rafinha Bastos e agregados. Especialmente porque faltam a estes comediantes atuais o que sobrava na geração antiga: formação intelectual. Tal conceito veio a mente quando assisti ontem à noite ao primeiro episódio da nova versão da Escolinha do Professor Raimundo, conduzido pelo filho de Chico Anysio, Bruno Mazzeo.

A alma de um programa de humor está no texto. E este encontrava-se afiado e atualizado. Ao mesmo tempo, os atores escalados para os papéis tinham algo em comum: fora da escolinha ou são atrizes e atores descolados e experientes no rádio e na televisão ou humoristas que fogem do padrão atual de utilizar o insulto e o preconceito ideológico como armas de trabalho.

Ficou mais fácil a adaptação e compreensão da redação final de Daniel Adjafre. Você vislumbrava a alma dos personagens, mas com o toque pessoal de cada um. Marcos Caruso na pele de Seo Peru é um caso clássico, assim como Fabiana Karla de Dona Cacilda e Marcelo Adnet ( o melhor humorista do país) como Rolando Nero.

Lúcio Mauro Filho fez uma homenagem comovente ao seu pai ao encarnar Aldemar Vigário assim como o Ângelo Antonio de Joselino Barbacena e Mateus Solano como Zé Bonitinho. Estas figuras  comprovaram que atores com recursos podem ser bons humoristas e por vezes a reciproca não é verdadeira.

Logo após a gravação, notícias foram divulgadas sobre uma possível segunda temporada, algo que os dirigentes da Rede Globo descartaram de imediato e planejaram apenas para daqui a dois anos. Estes sete episódios a serem exibidos pelo canal Viva e em dezembro na Globo comprovam algo: humor de qualidade é atemporal. Ainda bem!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here