No futebol brasileiro, os fracassados são recebidos com tapete vermelho

0
31

A CBF não podia ficar parada e inerte. É essencial buscar soluções e alternativas para tirar o futebol brasileiro de uma crise técnica e de gestão que parece sem fim. O coordenador técnico Gilmar Rinaldi e o técnico Dunga resolveram colocar em campo o Conselho de Desenvolvimento Estratégico do futebol brasileiro. A primeira reunião aconteceu nesta segunda feira e registrou as ausências de Mano Menezes, Luiz Felipe Scolari, Vanderlei Luxemburgo, Émerson Leão e Edu. De um jeito ou de outro, tais profissionais saíram magoados pela forma como foram tratados pela CBF no ato de dispensa. Queiramos ou não, são profissionais vencedores, com títulos na bagagem e que de um jeito de outro militam no futebol. Suas informações e visões poderiam ajudar,

Então, quem participou do encontro? Dunga, Carlos Alberto Parreira, Mário Jorge Lobo Zagallo, Paulo Roberto Falcão, Carlos Alberto Silva, Sebastião Lazaroni, Candinho e Ernesto Paulo. Com todo o respeito, são profissionais muito mais ligados ao passado do que ao presente e ao futuro da Seleção Brasileira.

Pior: em alguns casos, não deveriam sequer serem consultados. Afinal, qual o legado que poderá apresentar Sebastião Lazaroni, a não ser uma campanha pífia e cheia de incidentes na Copa do Mundo da Itália de 1990? O que falar então de Paulo Roberto Falcão? Responsável pelo ínício da renovação da Seleção Brasileira em 1991? É verdade. No entanto, até hoje busca afirmação em um clube de futebol. Carlos Alberto Silva? Sucesso estrondoso em clubes, mas que vacilou na decisão do título olímpico em 1988.

Como classificar a passagem de Ernesto Paulo, cujo principal feito foi a desclassificação para a Olimpíada de 1992? Mesmo Dunga, Carlos Alberto Parreira e Zagallo, com títulos Mundiais na Seleção, mas que contam com passagens nada nobres, como o fracasso na Copa de 1974 ou a bagunça reinante em 2006. Em resumo: o futebol brasileiro é o único local do planeta em que os fracassados são recebidos e ovacionados com tapete vermelho. 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here