Ministério da Saúde alerta contra a Aids. Mas só no início do ano?

0
8

 

Existem certos fatos que transcedem opções religiosas, políticas e sociais. Tem relação especialmente com amor ao próximo. Sim, os Cristãos Católicos e Evangélicos pregam a abstinência sexual e o casamento como modelo ideal. Assim como outros grupos pregam o sexo livre e sem amarras. São dois grupos antagônicos e em debate constante, mas que não podem fugir de uma constatação cruel divulgada hoje à tarde pelo Ministério da Saúde: no Brasil, 45% da população sexualmente ativa do país não usou preservativo nas relações sexuais casuais nos últimos 12 meses.

Pior: boa parte dos entrevistados (94%) reconhece que a camisinha é a melhor forma de prevenção das doenças sexualmente transmissíveis e da Aids. Quer outro dado estarrecedor? apenas 55% dos brasileiros sexualmente ativos usaram camisinha na última relação sexual em 2013, período da pesquisa. Não é um fenômeno isolado. A cada ano, o desleixo aumenta cada vez mais. Exemplo disso é que 52% dos descuidados foram detectados em 2004, desceu para 47% em 2008 e agora está em 55% em 2013.

Os dados mostram que devemos conduzir o debate por outro caminho. Aos Cristãos de plantão aviso: tenho consciência da opção da igreja pela castidade e entendo tal caminho. Mas o fato é que milhares e milhares de pessoas estão sendo contaminadas por negligência e falta de amor ao próximo. A Aids ainda é um perigo concreto mesmo com tantas campanhas de conscientização. O estudo bíblico precisa vir acompanhado de conteúdo voltado aos nossos dias.

Pensamos no clima de “liberou geral” durante o carnaval, mas esquecemos que tal cenário perdura pelo ano inteiro. O Ministério da Saúde fez uma entrevista coletiva com estardalhaço, divulgou dados e talvez na quarta-feira de cinzas tudo seja esquecido. A sociedade por sua vez, em sua sanha conservadora fique estarrecida, mas em março viverá sua rotina cheia de disfarces. Esse clima de hipocrisia precisa acabar. Caso contrário, o quadro só tende a piorar.

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here