Marcelo Bielsa, rei do futebol francês. Qual técnico brasileiro provoca comoção semelhante?

0
9

O Campeonato Francês terá sua largada neste final de semana. Pelo envolvimento e investimento financeiro fora dos padrões normais, Paris Saint Germain e Mônaco são os postulantes ao titulo. O Olympique de Marselha quer estragar a festa com apenas uma figura: Marcelo Bielsa.

Após sua passagem no Atlético de Bilbao – que só permite jogadores bascos no elenco – o cacife de Bielsa subiu as alturas. Com um elenco humilde e determinado, ganhou a Copa do Rei e o vice-campeonato da Liga Europa na temporada 2012-2013.

Antes da conquista dos títulos, Bielsa já era considerado um guru do futebol mundial. Eleito como o principal treinador do mundo, Pepe Guardiola, antes de iniciar sua trajetória no Barcelona, fez diversas viagens à Buenos Aires para conhecer as ideias e o método de trabalho de “El Loco”. Ou seja, como ele poderia aplicar a valorização da posse da bola com velocidade e a marcação sob pressão na saída do adversário de modo incessante? Tudo isso sem corromper as características de figuras estrelares do futebol mundial. Deu no que deu…

Na Copa do Mundo, a Seleção Brasileira sofreu diante do Chile especialmente pela marcação na saída de bola da defesa brasileira, expediente ordenado por Jorge Sampaoli, discípulo confesso de Bielsa. Inclusive no expediente de gravar os treinamentos, decupar a atuação individual de cada jogador e posteriormente cobrar um bom resultado.

Fica a pergunta: qual treinador brasileiro provocaria no exterior comoção semelhante? É, eu sei que você quer dizer: estamos atrasados. Há tempos.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here