Lula: use com moderação

0
9
O ex-presidente ainda é o lider politico de maior apelo popular. Mas não é de ferro. Que os aliados saibam disso...

O ex-presidente ainda é o lider politico de maior apelo popular. Mas não é de ferro. Que os aliados saibam disso...
Em um evento ocorrido no sábado à tarde em São Bernardo do Campo, a grande atração foi a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Siva, que após 7 minutos não conseguiu estender as suas declarações em virtude de uma forte tosse. Consequência do tratamento de câncer na laringe.
Inevitável, mas a dúvida surge no horizonte: como utilizar a figura pública de Lula na campanha eleitoral para prefeitos e vereadores? Algo já ficou claro: nada será como antes. O ex-presidente terá limitações e terá que lidar com elas. Terá que restringir sua agenda e isto certamente é péssima notícia para quem dependia de seu carisma para triunfar. Fernando Haddad que o diga.
Se fosse do staff das campanhas, aguardaria uma recuperação plena de Lula e usaria seu potencial para a televisão. Declarações curtas e incisivas de apoio e que podem ser repetidas exaustivamente no horário eleitoral. Que é aquilo que realmente decide eleição. Queiramos ou não.
Por outro, a limitação física de Lula provocará o fim da acomadação dos seus aliados, que esperam apenas duas ou três palavras do líder maior para arrebatar multidões.
Que ninguém se iluda: Lula ainda tem peso hiper relevante no jogo eleitoral e se for usado com sabedoria poderá produzir estragos terríveis na oposição. Mas o expediente só terá sucesso com a utilização sábia de sua arma secreta.

SHARE
Previous articleMárcio Pochmann: a qualidade do debate vai melhorar em Campinas
Next articleValdemiro Santiago reconhece o valor da medicina. Incrível, mas é uma boa noticia
Elias Aredes Junior é jornalista, radicado na cidade de Campinas, Estado de São Paulo. Trabalha como repórter esportivo para o Jornal Todo Dia de Americana e também como comentarista esportivo para a Radio Central AM de Campinas, 870 KHz. Diariamente participa dos comentários na programação esportiva entre as 18:00 e 20:00, além de comentar jogos de futebol nas transmissões ao vivo da emissora. Aqui ele fala sobre tudo, futebol, esporte, política, religião, entretenimento, cultura, culinária, tudo isso sempre com seu olhar crítico e independente.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here