Lula, um corajoso que comete erros…

0
23

Luiz  Inácio Lula da Silva concedeu sua primeira entrevista ao vivo no Programa do Ratinho. Sua participação teve altos e baixos. Talvez a principal falha foi transformar o local em palanque eletrônico, para elevar a candidatura de Fernando Haddad. Existem outras maneiras de encaminhar a mensagem política. Certamente Lula escolheu a mais difícil, perigosa e que poderá acarretar em prejuízos.

Por outro lado, penso que Lula errou ao não aprofundar o episódio com o ministro do STF, Gilmar Mendes. Não deixo de reconhecer a coragem de desprezar a grande imprensa e apostar que o assunto cairá na vala do esquecimento.Deveria explicar sua versão e deixar que todos chegassem as suas conclusões. Mas por outro lado o seu cansaço. Não deve ser fácil fazer um bom governo e durante oito anos ser criticado e perseguido de maneira pessoal. Tira o ânimo de qualquer um.

Mas o fato de maior gravidade quando a sucessão presidencial entrou na pauta. Lula disse que a preferência é de Dilma, mas se ela desistir, a sua decisão é de se candidatar porque não admite que um tucano retorne ao Palácio do Planalto. Aplausos na plateia e esquecimento no mundo político.

Digo isso porque penso que o ato de Lula mostra de uma vez por todas que o PT não preparou substitutos no campo da liderança popular. O PT é grande, enorme, dotado de grande estrutura. Mas ainda depende da figura carismática de Lula. Culpa do próprio Lula, que não fustigou o surgimento de novas figuras. Quando fez, o ato ocorreu no sufoco, como na indicação de Dilma. Para sorte dele, deu sorte.

Nunca neguei predileção pelo campo progressista. Votei em Lula diversas vezes e votaria novamente se a eleição fosse hoje. Mas Lula é um ser humano e que comete erros. Admitir tal conceito simples seria o primeiro para o PT acabar com essa dependência e exibir novos nomes de peso ao Brasil

SHARE
Previous articleRonaldinho Gaúcho e a farra sem fim do futebol brasileiro
Next articleCotas raciais: fugir do tema não é a solução
Elias Aredes Junior é jornalista, radicado na cidade de Campinas, Estado de São Paulo. Trabalha como repórter esportivo para o Jornal Todo Dia de Americana e também como comentarista esportivo para a Radio Central AM de Campinas, 870 KHz. Diariamente participa dos comentários na programação esportiva entre as 18:00 e 20:00, além de comentar jogos de futebol nas transmissões ao vivo da emissora. Aqui ele fala sobre tudo, futebol, esporte, política, religião, entretenimento, cultura, culinária, tudo isso sempre com seu olhar crítico e independente.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here