Livro retrata: para José Mourinho, o jogo começa na entrevista coletiva

janeiro 11th, 2016 | by Admin
Livro retrata: para José Mourinho, o jogo começa na entrevista coletiva
Comida, Diversão e Arte
0

O trabalho do jornalista esportivo trilha o caminho do tédio. Não há novidades. As entrevistas coletivas parecem sem sentido. Tudo isto é válido se o entrevistado não for o técnico português José Mourinho, como atesta o livro “Mourinho Rockstar”, lançado no Brasil, com prefácio de Paulo Vinicius Coelho e de autoria de Luis Aguillar.

Não há como fugir de um ar de decepção ao perceber que o autor não traz dados ou informações sobre o modo de trabalhar do treinador. Quando cito tal aspecto, eu me refiro a tática, estratégia, métodos de treinamento ou a maneira como neutraliza seus oponentes, algo conhecido como a de um “ônibus estacionado”. Sim, as histórias estão lá, especialmente sua mal sucedida passagem no Real Madrid e seus conflitos com o zagueiro Pepe e o goleiro Casillas. Impossível esquecer de que falta algo para quem toma contato com o personagem pela primeira vez.

O mérito da obra é transmitir o conceito de que para Mourinho o jogo começa na entrevista coletiva. Suas declarações e frases são esmiuçadas e a existe a descrita como como isto desestabilizou os adversários em diversas circunstâncias de sua carreira. Os duelos com Pepe Guardiola são inesquecíveis, especialmente na parte verbal, quando Mourinho obrigava o educado espanhol a sair da zona de conforto.

Defender jogadores, criticar atletas adversários e por vezes encarar até o poder da Fifa são descritos com precisão pelo jornalista, especialmente a saga de Mourinho para comprovar a manipulação da eleição do melhor técnico do Mundo em janeiro de 2013 e que foi vencida por Vicente Del Bosque.

Independente desta superficialidade descrita logo acima, quem já leu outras obras sobre Mourinho fica com a sensação de viver a época de um gênio incompreendido. E que goleia não só no gramado, mas nos microfones.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *