José Serra e Marina Silva: muitos votos, destino incerto

0
19
José Roberto Arruda, Indio da Costa, César Maia. Com tanta gente sem sensibilidade ao povo brasileiro, a candidatura de Serra virou missão impossível...

Final de ano é o período ideal para reflexões. E traçar cenários e perspectivas. Não é difícil traçar o destino de alguns personagens. Dilma Roussef será a presidente, Aécio Neves deverá ser o provável líder da oposição e o PMDB vai azucrinar como sempre, algo corriqueiro desde a redemocratização em 1985. Agora, uma duvida paira no ar: o que farão José Serra e Marina Silva? Sim, não podemos desprezar os votos despejados em cima desses políticos, que encontram-se como jogador de futebol no banco de reservas: está uniformizado, vislumbra a bola passando ao lado mas não joga, porque falta o essencial: cargo.

Marina Silva talvez faça trabalho em um instituto e política pelo Partido Verde. Terá a obrigação de fornecer agenda e fatos durante o inicio de um governo cercado de expectativa. Não pode ser uma oposição raivosa para não cair no papel da traidora e ressentida. Afinal, saiu do governo e do PT devido a divergências com a nova presidente. Ao mesmo tempo, terá que incutir na população a prioridade ao meio ambiente. Para completar, o PV pode ser bonzinho, bem intencionado, mas está longe da infra-estrutura dos partidos gigantes, no caso, o PT, PSDB, PSB, DEM e PMDB. Missão dura para quem atraiu a atenção de 20 milhões de eleitores.

Quanto a Serra, a perda de prestigio é notória. Certamente boa parte do seu eleitorado escolheu não por causa de suas idéias, mas por repugnância a turma de Lula. Ao não reagir sobre os ataques a vida pessoal de Dilma, o ex-governador de São Paulo diminuiu de estatura. O enredo trágico ganha novos contornos ao perceber o corte de Geraldo Alckmin no novo secretariado e a possível saída de Gilberto Kassab ao PMDB. Com um cesto de votos. Porém, sem base partidária e rachado com os líderes de seus partidos. Serra tem tudo para virar um político “elefante branco”: grande e que não serve para nada.

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here