Eleição Presidencial: oposição, uma ideia original pelo amor de Deus!!!

0
25

Os adversários de Dilma Roussef comemoram a capa de Veja sobre o roteiro que teria sido combinado na CPI da Petrobrás. Na seara petista, não é difícil encontrar quem fale de modo entusiasmado sobre o Aeroporto do tio de Aécio Neves. Eduardo Campos não fica atrás e suas supostas estripulias são investigadas dia após dia. Quanto ao Pastor Everaldo, do PSC, seus apoiadores, como o pastor midiático Silas Malafaia,  só enumeram projetos que estão no Congresso e que na prática colocam que a família brasileira “em perigo”. Balela.

No comando das campanhas, a preocupação é em cima dos segundos a serem destinados no Jornal Nacional a cada candidato. Geralmente são apenas revisões das agendas e uma ou declaração aspa que não comove ninguém.

Enquanto isso, ninguém se preocupa com o essencial: programa de governo. De Dilma Roussef, seja quem for contra ou a favor, já sabe o que esperar. Tem o primeiro mandato como parâmetro. Mesmo assim, a mandatária deveria acelerar a apresentação das propostas diferentes para marcar um suposto segundo mandato.

Li e reli o programa da candidata na internet. Bem escrito, traça o diagnóstico do país de modo eficiente, mas a verdade é que não existe UMA idéia nova, original, que comova a opinião em torno de um debate. Detalhe: em 2002, Lula, quando venceu a eleição, martelou dia e noite em cima de dois conceitos: de que era preciso detonar um programa de combate á fome e a valorização da mão de obra nacional nos estaleiros brasileiros.

E os três oposicionistas? Um deserto de idéias. Não sabemos o que pretendem na economia, transporte, educação, saúde, agricultura, tecnologia ou política esportiva. Dia e noite atacam, atacam e atacam o PT. Não existe uma única idéia original. Nenhum projeto a ser discutido, debatido. Dizer que vai manter os atuais programas sociais apenas reforça a candidatura de Dilma Roussef. Posição dúvida sobre Bolsa Família e Mais médicos só compromete. Ora, entre a cópia e o original, o que você acha o eleitor vai escolher? Nem preciso responder…

O horário eleitoral começa no dia 19 de agosto. Raiva e ressentimento contra o PT não colaboram em nada ao processo democrático. Como disse Elio Gaspari uma vez, quem tem raiva do PT não vota duas vezes na urna. Sem uma idéia alternativa e sem pregar uma união nacional (algo que os eleitores oposicionistas também deveriam defender), não há candidatura oposicionista que prospere.

Seja no primeiro ou no segundo turno, Dilma Roussef tem tudo para levar a faixa. Muito mais pela pobreza do debate político conduzido pelos candidatos e eleitores oposicionistas do que por seus méritos. Que existem, são inegáveis. De qualquer forma, seja qual for o seu candidato temos que admitir: estamos em uma sinuca de bico.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here