Dossiê 50: uma derrota que jamais poderá ser esquecida

0
15

Torcedores e fãs do futebol são fanáticos em celebrar atualidades. Só gostam de revisitar as vitórias, as celebrações. Derrotas e decepções ficam guardadas em um canto obscuro das nossas lembranças. Mas sempre é bom revisitar o passado, especialmente para evitar a repetição dos erros. Essa é a mensagem que fica do documentário “Dossiê 50- Comício a favor dos Náufragos”, de autoria de Geneton Moraes Neto e transmitido no sábado à tarde pela Globonews.

O enredo é simples. Sem familiaridade com o futebol, Geneton procurou ao longo da carreira os 11 jogadores brasileiros que perderam do Uruguai por 2 a 1 no dia 16 de julho de 1950. O que sai dali é um relato de drama, dor, resignação e decepção.

Algumas histórias são saborosas, como a recusa do goleiro Barbosa em posar ao lado que sofreu o segundo uruguaio. Em outras ocasiões, os ex-atletas mostram todo o seu lado humano, como Friaça, atacante autor do gol brasileiro na final e que por ficar decepcionado com o resultado caminhou sem rumo horas e horas até chegar em Teresópolis. Em outras ocasiões, os relatos parecem desconectados da realidade do futebol atual. Exemplo disso é de Bauer, que após o jogo viajou de trem até São Paulo e deitou no chão da cabine que também era ocupada pelo locutor esportivo José Geraldo de Almeida.

Razões da derrota? As teorias parecem infinitas. Excesso de confiança, falhas individuais de Bigode ou Juvenal, ausência de malícia do técnico Flávio Costa, pressão demasiada políticos…Tem para todos os gostos. No entanto, o grande mérito do documentário é jamais perder de vista que aquela derrota é um retrato que persiste até hoje no Brasil: de um lado, jogadores confiantes de que são imbatíveis e que estão imunes a decepção; do outro lado, uma imprensa e uma torcida ufanistas, que se negam a vislumbrar defeitos da seleção do seu país. A história já ensinou uma vez ao Brasil. Tomara que não precisa fornecer outro corretivo em 2014.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here