Brasileirão: emoção do primeiro ao último ponto?

0
11

Virou rotina malhar o futebol brasileiro. Trucidar sua parca qualidade técnica e falta de emoção da fórmula de pontos corridos. Após 11 rodadas, o equílibrio prevalece e Atlético Mineiro, Sport e Grêmio dividem a liderança com 23 pontos. Nenhum clube de Rio de Janeiro e São Paulo com fome de quebrar a hegemonia. Fluminense? Ainda em fase de reconstrução.

A disputa parelha é reflexo da qualidade dos concorrentes. A pontuação comprova tal cenário. Este blogueiro separou um tempo para constatar o rendimento dos ponteiros das últimas três edições e constatou que 2015 pode ser conhecido por abrigar times papões.

Nas duas conquistas do Cruzeiro, o quadro era bem diferente. Em 2013, após 11 rodadas, a liderança era do Botafogo com 23 pontos ganhos e o clube da Estrela Solitária com os outros sete que estavam bem situados na zona de classificação (Cruzeiro, Coritiba, Internacional, Bahia, Vitória, Corinthians e Atlético-PR) somavam 153 pontos no total.

No ano seguinte, o Cruzeiro já começava a despontar o favoritismo com 25 pontos, cinco a frente do Corinthians. Com a pontuação dos outros seis colocados (Fluminense, Internacional, Atlético-PR, São Paulo, Grêmio e Sport) totalizam 158 pontos.

Só que a atual edição do Brasil exibe um apetite maior das equipes por deixar pouco espaço aos times envolvidos na luta pelo rebaixamento, pois os oito primeiros colocados totalizam 165 pontos.

O bom desempenho é um índício que dentro de suas limitações seja orçamentárias ou no gramado, os concorrentes ao título brasileiro vão lutar pelo caneco com unhas e dentes. Sim porque além dos três ponteiros e do Fluminense, como descartar o Corinthians, com 20 pontos e que tem Tite no comando? O que dizer então de Atlético-PR e Palmeiras, claramente com altas ambições assim como o São Paulo de Juan Carlos Osório? Apesar da incompetência dos dirigentes o Brasileirão de pontos corridos pode ser emocionante e inesquecível. Pelo menos para quem levantar o caneco no primeiro domingo de dezembro. 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here