A tentativa (inútil) de converter progressistas em conservadores

0
69

Uma reportagem publicada nesta quarta-feira no jornal Folha de S. Paulo dá perspectiva de que o ex-presidente Luiz Lula da Silva pode ser denunciado pelo Ministério Público Federal. Pode ser um novo passo para o pedido de prisão de um dos grandes lideres populares do Século 20, queiramos ou não.

O que considero interessante nesta história são as reações especialmente dos liberais e conservadores. Ok. Digamos que todos no PT sejam presos e encarcerados.

Todos os seus dirigentes e de todos os partidos progressistas também sejam condenados. Pergunta: vocês acreditam realmente que eu e milhares de pessoas vamos alterar nossa ideologia e visão de mundo por causa de um punhado de dirigentes políticos que estão sob as barras da Justiça?

Existem pessoas mal intencionadas em todos os partidos. Todos. Sem exceção. Mas política e a visão gerada a partir destas ideias vão muito além de números a serem digitados na urna eletrônica.

Não é por causa de problemas enfrentados por este punhado de políticos que vou deixar de acreditar que a o caminho para um país melhor é a diminuição da desigualdade de renda, do combate a pobreza, a abertura de oportunidades no ensino superior para quem sempre ficou a margem da sociedade.

A punição de dirigentes progressistas não me faz perder de vista algo que ninguém dentro do espectro Cristão Evangélico quer encarar: que seus principais líderes, excetuando-se honrosas exceções se constituem em um bando de oportunistas e que utilizam a Palavra de Deus não para lutar contra as injustiças e sim para inflar o próprio ego.

E quer saber? O badalado procurador Delton Dallagnol faz parte do clube. Conduz seu trabalho de modo correto na Lava Jato. Ótimo. Palmas para eles. Mas isso não lhe permite utilizar o êxito de tais tarefas para propagar de maneira arrogante e prepotente de que é o Crente mais limpo da terra, acima de tudo e de todos.

Se você não quer encarar a verdade, eu encaro. É um oportunista. Pelo menos dentro da Seara Evangélica. Assim como todos aqueles que encaram o Cristianismo Evangélico não como um processo de salvação e misericórdia por parte de Deus e sim como uma trincheira de segregação ao oponente e de ostentação.

Postura que infelizmente justifica a perseguição implacável detonada contra minorias e progressistas dentro de boa parte das Igrejas Cristãs. E sério, vocês querem mesmo que eu vote e desfralde a bandeira de gente que se porta desta maneira? Que considere legal Marco Feliciano? E Eduardo Cunha? Silas Malafaia? Ora, não é questão de visão de A, B ou C. É visão de país. De mundo.

Se ficar comprovado por A mais B (com provas cabais e irrefutáveis) que Lula e outros dirigentes petistas podem amargar alguns anos na prisão que todos sejam punidos e que algo fico claro: isto não mudará um milímetro daquilo que acredito como melhor para o país.

O que você não consegue perceber é que ser progressista vai muito além da urna eletrônica. É chorar com um mendigo passando fome. É ficar comovido quando alguém lhe pede comida. É sofrer pelos negros mortos em batidas policiais. É defender que as universidades públicas tem a missão de abrir vagas aos negros e pessoas sem condição econômica. É acreditar que o Cristianismo não é uma exibição dominical de quem tem o melhor carro ou quem reside em condomínio fechado. É, antes de tudo, apostar que Jesus Cristo chora pelos pobres e dessassistidos.

Ser progressista (ou de esquerda você escolhe) é buscar o afeto, o carinho do semelhante. É querer estar com pessoas. É gostar de pessoas. É acreditar que as pessoas podem melhorar, especialmente aquelas que estão no sistema prisional.

Minha crença por um Brasil melhor vai muito além de partidos políticos. Ultrapassa discursos monopolistas contra a corrupção.

É acreditar no diálogo, na troca de ideias e principalmente na democracia.

Lula pode ser preso? Políticos progressistas serão perseguidos? Sim, tudo isso pode acontecer. Mas não se iluda: eu não estarei do seu lado. Continuarei acreditando no caminho que escolhi para buscar um país melhor.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here